Em evento alusivo ao 8 de março, quebradeiras de babaçu pontuam conquistas e desafios

A Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão – ASSEMA esteve presente nas atividades promovidas, nesta quinta-feira (13), pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) – Regional Mearim/Cocais, em alusão ao 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, realizado na sede da Associação das Quebradeiras de Coco de Codó da Travessa do Sol e Codó Novo.

Na roda de conversa , com participação de Mariane Lucena, assessora sócio política da Assema, trataram-se de pautas que atravessam, significativamente, a existência das mulheres quebradeiras de coco babaçu: minuta do Projeto de Lei Babaçu Livre em Codó e Timbiras; racismo ambiental; combate à violência contra a mulher; cuidado e autocuidado.

O evento foi marcado pela celebração de conquistas, mas sem deixar de destacar os desafios enfrentados, pelas extrativistas do babaçu, na região. A exemplo da resistência encontrada, nos municípios e a nível de estado, para a implementação da Lei Babaçu Livre.

“O encontro contou com a participação das coordenadoras da Regional, equipe técnica regional e interestadual, além do apoio e presença de importantes parceiros como a ASSEMA e outras organizações comprometidas com a causa”, destaca o MIQCB.

Compartilhe

deixe seu comentário