AMTR

AMTR – Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues-MA

Em 1989 mulheres quebradeiras de coco babaçu criaram a AMTR como fruto da resistência e instrumento político de enfrentamento ao latifúndio que dominavam os babaçuais. Unidas e organizadas, as mulheres desencadearam uma luta contínua pela valorização das atividades extrativistas do babaçu, preservação e livre acesso aos babaçuais, reconhecimento do papel produtivo da mulher na agricultura familiar e na sociedade, educação e saúde para as famílias trabalhadoras rurais.

A fabricação de sabonete e sabão artesanal de óleo orgânico de babaçu foi um sonho realizado em 1996, quando a AMTR assessorada pela ASSEMA, recebeu apoio do Unicef, Misereor, Actionaid-br e Aveda para construir a fábrica, visando empoderar as mulheres e fortalecer a economia do babaçu por meio do aproveitamento de seus sub-produtos.

SABONETE E SABÃO DE BABAÇU – são considerados produtos naturais de higiene pessoal e doméstica, compostos por 80% de óleo orgânico de babaçu produzido pelo parceiro COPPALJ. A comercialização desses produtos acontece no âmbito da economia solidária, contribuindo com a renda das mulheres e fortalecendo o aproveitamento integral e sustentável do babaçu.

Endereço:  Povoado Ludovico, zona rural,s/n,  Lago do Junco/MA, CEP: 65.710-000.

Fone: +55 99 9172-4139 |  99 3642-2152

E-mail – assemacomercio@assema.org.br

Sabonete de coco babaçu


Sabão de coco babaçu



Unidades Produtivas