Para manter sua estrutura de funcionamento política e técnica, a ASSEMA desenvolve ações de mobilização de parcerias junto às famílias agroextrativistas, estabelece contratos e convênios com o poder público, organismos de cooperação nacional e internacional. Administração financeira institucional prima pela transparência e ampliação da credibilidade junto a seus associados e apoiadores. Para isso planeja uma série de atividades que dão rotina ao exercício financeiro, fazendo com que os avanços e os desafios de gestar a instituição sejam compartilhados com os sujeitos de direito que se ocupam em governar a instituição.
A ASSEMA tem como s como prática administrativa elaborar relatórios narrativos semestrais com um balanço comparativo entre as atividades planejadas e as executadas no período. O mesmo ocorre no aspecto financeiro. Neste caso, são elaborados relatórios financeiros mensais, que também possibilitam a organização de um balanço dos gastos praticados, a localização e o fator economicidade.
A instituição também mantem a sistematização das demandas para propostas de mobilização de recursos e prestação de contas dos resultados obtidos, assim como a atualização da legalidade fiscal, jurídica e tributária da instituição,o que nos possibilita comprovar fisicamente as boas práticas administrativa e financeira e o cumprimento das legislações as quais estamos submetidas.