DGM BRASIL

O DGM/Brasil é uma iniciativa que faz parte do FIP – Fundo de Investimento Florestal, que tem como finalidade conceder subsídios para ações e projetos de Povos Indígenas e Comunidades Locais. Por meio do Programa DGM Global são apoiados projetos que evitem o desmatamento e a degradação do cerrado, promovendo a proteção e conservação dos recursos naturais e a inclusão social.

No Brasil, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, CAA/NM é a Agência Executora Nacional, parceiro da  ASSEMA no  projeto “Riquezas do Mearim”, que objetiva reflorestar as margens do rio Mearim com espécies nativas, introduzir Sistemas Agroflorestais (SAF´s) para recuperação de áreas degradadas e orientar extrativistas do coco babaçu para o manejo e aproveitamento correto do babaçu. 

O projeto Riquezas do Mearim é desenvolvido na comunidade tradicional extrativista do babaçu Santa Cantidia, localizada no município de Pedreiras/MA, a cerca de 280 km de São Luís (capital).  A ASSEMA pretende contribuir para que as pessoas tenham consciência ambiental no manejo e uso dos recursos naturais disponíveis e segurança alimentar através da produção agroecológica e geração de renda.

APOIADORES