BABAÇU LIVRE

A ASSEMA, através do projeto “Babaçu Livre: Fortalecimento das Cadeias de Valor do Babaçu”, lidera uma aliança entre quatro organizações dedicadas à defesa do manejo sustentável das florestas de babaçu. Financiado pelo Fundo Amazônia, o projeto visa não apenas aumentar as capacidades das Quebradeiras de Coco Babaçu, mas também fortalecer suas organizações, promovendo um desenvolvimento econômico sustentado e acessível às comunidades tradicionais do babaçu.

Integram esta rede a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco LTDA.  (COPPALJ), Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Esperantinópolis (COOPAESP), Central do Cerrado e Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão (CMTR-MA). Todas estão gerando produtos e serviços em torno dos objetivos do projeto. Quais seja:  

A COPPALJ e a COOPAESP estão fortalecendo a CdV do babaçu, com o manejo florestal do babaçu, implantação de Sistemas Agroflorestais consorciado ao babaçu e estruturação produtiva do óleo de babaçu orgânico e da farinha de babaçu/mesocarpo.

Já a Central do Cerrado atua junto às demais organizações, na estruturação das agroindústrias, no desenvolvimento de produtos e processos e no posicionamento dos produtos nos mercados.

O CMTR desenvolve ações pelo empoderamento das mulheres para a intervenção em políticas públicas de livre acesso e preservação dos babaçuais.

Entregas do período (2023 a 2024) em estágio mediano de implementação:

  • Fortalecimento de redes em defesa de produtos da sociobiodiversidade brasileira;

  • Gestão das unidades de beneficiamento do Babaçu; 

  • Apresentação e marketing dos produtos do Babaçu em eventos nacional e internacional – Central do Cerrado; 

  • Duas unidades de beneficiamento de produtos e subprodutos de babaçu nos municípios de Peritoró/MA e São Domingos/MA – CMTR. 

  • Cinquenta hectares de SAF`s nos municípios de Lago dos Rodrigues/MA e Esperantinópolis/MA – COPPALJ e COOPAESP;

  • Uma agroindústria de babaçu estruturada atingindo alta produtividade no município de Lago do Junco – COPPALJ.