Implantação dos Sistemas Agroflorestais mobiliza famílias em Lago dos Rodrigues e Esperantinópolis

Entre janeiro e fevereiro ocorre a implantação dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), coordenada pela ASSEMA, com o apoio do Fundo Amazônia e o auxílio de uma equipe técnica nos municípios de Lago dos Rodrigues e Esperantinópolis, uma prática que envolve também associações parceiras e beneficiárias. Cooperativas como a COPPALJ e COOPAESP, também integram a execução do plantio.

A implantação são práticas que integram diferentes “arranjos” com uma diversidade de plantas numa mesma área promovendo uma interação benéfica entre elas, otimizando o uso da terra. O trabalho de implanta ocorre no início do período chuvoso, janeiro e fevereiro. E dependendo do ciclo hídrico, esse período pode sofrer alterações. É um trabalho que envolve 39 famílias, 19 em Lago dos Rodrigues e 20 em Esperantinópolis.

Os SAFs oferecem benefícios como, reflorestamento de áreas, conservação do solo, melhoria da qualidade da água, aumento da biodiversidade e da produtividade, podem também, reduzir a degradação do solo, tornar as propriedades rurais mais resistentes a pragas, secas e inundações, aumentar o acúmulo de nutrientes e carbono no solo, fortalecer a resiliência climática, criar habitats para a biodiversidade.

Compartilhe

deixe seu comentário