Rosário sedia o IV Encontrinho de Juventude e Agroecologia da RAMA

Texto: Francisco Moura e Franci Monteles

O Grupo de Trabalho, Juventude e Agroecologia do Maranhão – GT da RAMA realizou o IV Encontrinho Regional de Juventude e Agroecologia do Maranhão.

O evento foi realizado no dia 29 de setembro, na comunidade quilombola de Igarapé Grande, no Assentamento Bom Jesus III, no município de Rosário/MA.

Durante o evento foram discutidas as temáticas: Juventude e Agroecologia, Sementes Crioulas, Segurança Alimentar e Feminismo, além da realizada uma roda de conversa sobre a história da comunidade e da associação de mulheres, contada pelos moradores. As palestras foram ministradas pelos jovens membros diretores do GT da RAMA.

Os jovens do GT da Rama ainda tiveram a oportunidade de conhecer a comunidade e visitar a casa de beneficiamento de frutas, sede da Associação de Mulheres de Igarapé Grande, local onde são produzidas poupas de açaí, cupuaçu, bacuri e outras.

O Grupo de Trabalho, Juventude e Agroecologia do Maranhão da Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA) – GT RAMA foi criado para dar suporte e apoio as atividades da RAMA. O grupo é composto por jovens de vários municípios maranhenses que fazem parte de organizações agroecológicas ligados à RAMA, entre elas: Assema, Miqcb, Avesol, Acesa, Associação Tijupá e NEA Mearim.

Além de apoiar, mobilizar e articular a participação da juventude nos trabalhos de suas organizações, os membros do GT RAMA também desenvolvem suas próprias atividades. Uma delas é o Encontrinho Regional de Juventude – ERJ realizado a cada três meses.

O IV Encontrinho Regional de Juventude realizado em Rosário contou com o apoio da Assema, Associação de Jovens Tijupá, no nome de Carolina Sena (Carol) e Kelly Cristina Alves (Kelly), coordenadora geral da Associação de Mulheres de Igarapé Grande, integrante da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e articuladora da juventude local.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

deixe seu comentário