Representatividade Racial e autoestima é tema da Campanha Amiguinhos da ASSEMA em 2019

Com o tema “Representatividade Racial e Autoestima”, a Campanha Amiguinhos da ASSEMA, desenvolvida em parceria com a ActionAid, promoveu atividades recreativas e educativas com crianças e adolescentes na comunidade Veloso, no município de Peritoró/MA.

A ação, realizada no dia 26 de fevereiro (2019), contou com a participação de representantes da ActionAid, de moradores e lideranças da comunidade, além de lideranças e jovens de comunidades vizinhas, além do apoio de instituições parcerias como o Movimento interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e CMTR.

Esta foi a primeira atividade da campanha de 2019, que deverá alcançar um total de 79 comunidades rurais ao longo do ano. A abordagem do tema escolhido para os trabalhos deste ano é considerada de grande importância, pois parte do princípio de respeito às diferenças. “É importante trabalharmos a relação de respeito para que possamos erradicar os crimes cometidos contra as crianças e adolescentes em seus espaços de convivência, principalmente os crimes relacionados ao preconceito de raças”, explica a coordenadora da campanha, Betsaida Moreira ao falar da temática escolhida para este ano.

Com o objetivo é formar cidadãos conscientes dos seus direitos, a campanha Amiguinhos da ASSEMA é realizada desde 1999, tendo a cada ano com uma temática diferente. O trabalho desenvolvido pela ASSEMA, em parceria com ActionAid, visa ajudar as comunidades a vencerem as barreiras do preconceito no campo na região do Médio Mearim.

“A ASSEMA vem desenvolvendo junto com a ActionAid, um trabalho de educação contextualizada, visando a valorização e sensibilização, o que tem contribuído para mudar a história de meninos e meninas do campo”, diz Betsaida Moreira, ao avaliar a importância da campanha.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

deixe seu comentário