Quebradeira de coco babaçu do Médio Mearim é eleita coordenadora geral do MIQCB

Ex-diretora da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA), Maria Alaídes de Sousa foi eleita coordenadora geral do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins (MIQCB).

A eleição ocorreu durante o VIII Encontrão, realizado entre os dias 07 a 09 de fevereiro de 2019, na cidade de São Domingos do Araguaia, no Pará. A quebradeira de coco babaçu Helena Gomes, do Piauí, foi eleita a vice-coordenadora.  

O Encontrão reuniu cerca de 250 mulheres quebradeiras coco dos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí, além de centenas de convidados, entre os quais a diretora da ASSEMA, Ana Cleuma da Conceição Miranda.

“Este é um momento muito significante para a ASSEMA e para o MIQCB. A nova coordenadora eleita é uma pessoa que já contribuiu muito com a ASSEMA e certamente continuará contribuindo. Desde já, desejamos um bom trabalho e espero um fortalecimento”, diz Ana Cleuma.

Durante o encontrão, foram discutidas  as dificuldades e as oportunidades das quebradeiras de coco babaçu envolvendo temas como acesso livre ao território onde estão os babaçuais, a queima das florestas do coco babaçu e das pindovas (palmeiras jovens de babaçu), violência física e psicológica.

As unidades produtivas associadas à ASSEMA também participaram do VIII Encontrão como as representantes da AMTR (Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues-MA) que levou para a feira agroecológica o sabonete e o sabão de babaçu e a AJR (Associação de Jovens Rurais) com as bio-jóias artesanais do coco babaçu (produzidos em Lago do Junco (MA), além do Grupo Santana que levou para a feira os licores de frutas e compota, produzidos por mulheres na comunidade quilombola de Santana, no município de São Luís Gonzaga/MA. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

deixe seu comentário