ACTIONAID

A ActionAid, organização internacional que trabalha por justiça social, igualdade de gênero e pelo fim da pobreza, apoia ASSEMA no seu plano institucional que tem como objetivo melhorar a vida de todos os componentes da família dos agricultores e agricultoras familiares extrativistas do coco babaçu da Região do Médio Meariam/MA,  Território Cocais  e Vale do Mearim.

Para alcance dos objetivos de mudança, são desenvolvidos processos de formação de novas consciências visando uma vida sem desigualdades de acesso ao direito à soberania e segurança alimentar e nutricional, à educação contextualizada e à equidade de gênero e geração.

Projeto – Um dos exemplos deste trabalho é a Campanha “Amiguinhos da ASSEMA”, desenvolvida pela ASSEMA, em parceria com a ActionAid, voltada para conscientizar e sensibilizar jovens, crianças e adolescentes para que vençam as barreiras do preconceito nas comunidades rurais. Realizada desde 1999, a campanha trabalha uma temática diferente a cada ano com o objetivo de formar cidadãos conscientes dos seus direitos.

Representatividade racial e autoestima – Este foi o tema mais uma etapa da Campanha Amiguinhos da Assema (CAA), realizada em parceria com a ActionAid escolhido para ser desenvolvido no ano de 2019. 

No período de 22 de maio a 10 de julho (2019), foram desenvolvidas as atividades da campanha AMIGUINHOS DA ASSEMA em 80 comunidades do território do Médio Mearim. Trabalho foi realizado em parceria com as comunidades, lideranças ,famílias, escolas e parceiros de cada região.
Foram desenvolvidas atividades lúdicas pedagógicas e educativas com o tema Representatividade Racial e Autoestima. Trabalhando esta temática pode-se perceber que existem inúmeras formas de racismo e preconceito com relação as pessoas negras da região.

Em novembro de 2018, o projeto trabalhou a temática “respeito à diversidade” e envolveu 452 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens com a realização de oficinas de formação e gincanas educativas. O trabalho foi realizado em escolas das comunidades: São Manoel em Lago do Junco, São José dos Mouras, no município de Lima Campos; Comunidade Mangueira, em Peritoró e Centro dos Cocos, no município de São Luís Gonzaga.


Atividades da Campanha Amiguinhos da ASSEMA em novembro de 2018


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/assemaor/public_html/wp-includes/functions.php on line 5279