PA Veloso comemora 30 anos de fundação em Peritoró

Redação: Francisco Moura e Franci Monteles

O Projeto de Assentamento Santo Antônio do Veloso (PA Veloso), no município de Peritoró/MA, comemorou 30 anos de fundação com uma grande festa, no último dia 05 de outubro de 2019 (sábado). O evento foi realizado na comunidade Povoado Rocinha I, organizado pela Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rocinha e apoio dos moradores do lugar.

A festa contou ainda com a participação da Associação e Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema), representada pelo coordenador geral, Francisco Germano de Sousa, morador do lugar, que esteve acompanhado da secretária executiva Silvianete Matos.

Na abertura da festa,  Francisco Germano de Sousa, que também é presidente da Associação de Moradores de Rocinha I, deu as boas-vindas e agradeceu a todos pela presença. “Fico muito feliz pela comemoração dos 30 anos de aniversário do PA Veloso, que neste ano de 2019, se realiza em Rocinha I”, disse. Também estiveram presentes no evento, além de moradores das quatro comunidades do PA e regiões vizinhas, o deputado estadual Adelmo Soares; o vice-prefeito de Peritoró e presidente da Fetaema, Chico Miguel; o Doutor Junior (político) e outras lideranças locais que colaboraram com a oferta dos serviços sociais.

CAA – A organização também esteve presente à festa dos 30 anos, por meio da Campanha Amiguinhos da Assema, que levou atividades educativas lúdicas para crianças e adolescentes do assentamento. Na ocasião, também foi realizada a palestra com tema: “Respeito à adversidade” com ênfase ao racismo e à autoestima, ministrada por Betsaida Moreira, ex-diretora e atualmente técnica agropecuária da Assema. “Tivemos a oportunidade de trabalhar o tema Respeito às diferenças. É importante que as pessoas compreendam que o outro tem o mesmo valor que você. O respeito é fundamental para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Betsaida Moreira em sua palestra.  

As criançadas, adolescentes, jovens e adultos também se divertiram em momentos de recreação e esporte, além de contarem com atenção básica nas áreas de saúde e de beleza. As ações de assistência social foram oferecidas a todos os convidados e presentes na festa. Na área de saúde, foram oferecidos atendimentos como marcação de exames, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, eletrocardiograma, ultrassonografia, distribuição de medicamentos e palestras sobre prevenção de doenças. No setor de beleza teve manicure e pedicure e corte de cabelo.

À noite, as lideranças locais falaram sobre a história do PA Veloso e, logo em seguida, deliciaram-se com um jantar de jantar de confraternização, seguido de mais diversão com a banda local Balanço Musical.

Histórico – O PA Veloso está localizado entre os municípios de Lima Campos, Peritoró e São Luís Gonzaga do Maranhão, sendo composto por quatro comunidades: Rocinha I, Veloso, Mangueira e São Pedro. Foi fundado em 06 de junho de 1989, após anos de luta e resistência dos moradores pela conquista das áreas, que eram pertencentes a grandes proprietários de terras. Criada no mesmo ano do PA Veloso (1989) também por trabalhadores rurais do lugar, a Assema teve papel fundamental na conquista do assentamento. “A Assema foi a organização que mais apoiou a luta do assentamento, fortalecendo os agricultores familiares e quebradeiras de coco babaçu. A Assema apoia trabalhadores do campo de diversas áreas de assentamento do Maranhão com projetos de infraestrutura, de acesso a políticas públicas, de acesso a direitos, tendo ainda a educação como uma de suas prioridades a educação e a construção e conhecimento”, explicou Betsaida Moreira.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

deixe seu comentário