Mulher e agroecologia é tema de Seminário em Bacabal

Território Sagrado, Bem Viver e Feminismo foi tema do Seminário Mulheres e Agroecologia que reuniu agricultoras familiares e agroextrativistas, no município de Bacabal nos dias 23 e 24 de agosto de 2019. O evento foi organizado pela Rede Agroecológica do Maranhão (Rama) e contou com apoio da Associação em Áreas de Assentamento do no Estado do Maranhão (Assema).

“O objetivo deste seminário foi o resgate e a construção de “novos” saberes acerca da relação existente entre o sagrado feminino e a agroecologia como enfrentamentos das violências de gênero dentro dos territórios”, explica Gracileia Brito, uma das coordenadoras do evento, representando a Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agroecologia (Acesa).

Participaram do evento cerca de 50 mulheres de diversas organizações e municípios vizinhos que compõem a Rama, entre as quais, as diretoras da Assema Pauliceia Rodrigues de Sousa, Hélia Oliveira e Alódia Maria (na ocasião representando a AMTR). A Assema também levou para o evento as agricultoras familiares da sua área de atuação Elizabeth (Bom Princípio, município de Trizidela do Vale) e Antônia (Santa Cantídia, município de Pedreiras).

A descoberta de direitos, do próprio corpo como principal território e a relação da mulher com a agroecologia foram alguns dos pontos de destaque do seminário. Algumas das mulheres nunca tinham participado de um encontro com público feminino e ficaram muito feliz em descobrir seus direitos e seus valores.

“Descobrimos que o nosso principal território é o nosso próprio corpo e descobrimos também que a agroecológica é uma forma de produção que incorpora cuidados especiais ao meio ambiente centrados na sustentabilidade. O seminário foi muito bom e muito proveitoso”, avalia Pauliceia Rodrigues de Sousa.

Entre as várias atividades, durante o seminário foram realizadas danças circulares, palestras e rodas de conversas com professores de universidades e facilitadores de organizações que compõem a Rama. Além da Assema e da Acesa, estiveram presentes representantes de outras organizações como o MIQCB, AMTR, Avesol, ISPN, Cáritas, Nea Mearim, Educação do Campo de Bacabal, AJR, CPT, Uefama e Fetaema.  

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

deixe seu comentário