Juventude realiza a 1ª Ciranda Agroecológica no Campus da UFMA em Bacabal

“Agroecologia, Juventude e Educação” foi tema de discussão que norteou a 1ª Ciranda Agroecológica realizada por estudantes universitários de diversos municípios do Maranhão dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e de Ciências Humanas no Campus 3 da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em Bacabal/MA.

A atividade ocorreu na noite do dia 03 de setembro/2019, na quadra esportiva da UFMA. Entre os estudantes, esteve à frente das discussões a juventude da base da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema), organização que apoia e desenvolve trabalho de acompanhamento e o fortalecimento da educação contextualizada no campo.

“O objetivo da ciranda foi promover discussões sobre a agroecologia, a juventude e a educação, envolvendo os estudantes e professores para que juntos possamos buscar melhorias na nossa universidade e em outras instituições de ensino”, afirmou Francisco Moura, da Assema e membro do GT de juventudes da RAMA e do Coletivo de Jovens do Maranhão – Juntos Camponês.

A ciranda envolveu mística e círculos de debates sobre a importância da agroecologia na atualidade, o que é e o que não é agroecologia e os saberes e princípios os agroecológicos.

Para a sócia e diretora da Assema, Betsaida Moreira, a ciranda foi um momento muito oportuno para partilhar todo seu conhecimento adquiro na sua vida de militância no movimento social onde sempre apoiou e incentivou a juventude do campo a buscar seu espaço e a lutar por seus direitos. “Este foi um dos momentos mais interessantes que vivenciei desde que estou na Universidade”, disse a jovem.

O que é Agroecologia?

Agroecologia pode ser definida como o estudo da agricultura a partir de uma perspectiva ecológica. Trata-se de um tipo de prática agrícola que prioriza a utilização dos recursos naturais com mais consciência, respeitando e mantendo o que a natureza oferece ao longo de todo o processo produtivo — desde o cultivo até a circulação dos produtos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

deixe seu comentário