A Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (COOPALJ) recebeu ontem, 05/08, a visita técnica da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amazonas (IDAM).
A caravana do estado amazonense veio ao Maranhão para conhecer as experiências da cadeia produtiva do babaçu desenvolvida pela COPPALJ e pela Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues (AMTR), ambas localizadas no município de Lago do Junco.
Na ocasião, dona Nazira, sócia da AMTR, falou em nome das quebradeiras de coco babaçu, relatando o histórico de lutas pela preservação das palmeiras de babaçu e a criação de produtos que representam a valorização da cadeia e geram renda para as comunidades tradicionais na região do Médio Mearim no Maranhão.
A Coopalj produz o óleo de babaçu e a AMTR, possui uma fábrica de sabão e sabonete de o de óleo de coco babaçu, localizada na comunidade de Ludovico.
#Assema, #assemagentedefibra, #coppalj, #amtrak, #cocobabaçu