COOPAESP TEM NOVA DIRETORIA

A Cooperativa de Produtores Agroextrativistas de Esperantinópolis (COOPAESP), produtora de farinha de mesocarpo de babaçu, tem nova diretoria. Em um processo democrático eleitoral, foi eleita presidente para o biênio 2019-2021, da cooperativa a quebradeira de coco babaçu Antônia Ires de Souza Freitas, tendo como vice-presidente, o jovem Francenilton Rego da Silva.

A eleição ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2019, durante a 33ª Assembleia Geral Ordinária da COOPAESP, realizada em sua sede, no município de Esperantinópolis/MA. Antônia Ires substitui Maria José Castro Rodrigues. 

Entre os assuntos da pauta da assembleia, além da eleição e posse da nova diretoria, também foram apresentadas as atividades para serem realizadas em 2019, incluindo os projetos em parceria com a ASSEMA (Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão).

Ainda na Assembleia, foi promovido um diálogo sobre cooperativismo. “Falamos sobre a importância de viver em cooperativa e a importância do envolvimento coletivo dos membros, visando o fortalecimento social na perspectiva de que todos cresçam juntos”, explicou o técnico da ASSEMA, Ricardo da Conceição Araújo. A assembleia também contou com a presença do coordenador geral da ASSEMA, Raimundo Ermino.  

A nova diretoria da COOPAESP é composta em sua base de uma boa representatividade de jovens da região de Esperantinópolis. Além do vice-diretor, jovens como Maria Cilma Oliveira, do Conselho Fiscal da ASSEMA, também integra a diretoria da cooperativa. “É um compromisso a mais, pois acredito que tenho muito a contribuir com a COOPAESP e vamos fazer todo o possível para alavancar ainda mais as ações da nossa cooperativa”, diz Maria Cilma.

Fundada em 26 de junho de 1992 por agricultores (as) agroextrativistas do município de Esperantinópolis, a COOPAESP conta em seu quadro com mais de 80 famílias associadas. A cooperativa foi criada com o objetivo de fortalecer o associativismo/cooperativismo, a economia solidária e o consumo ético de produtos oriundos do agroextrativismo de base familiar. Além da produção e da farinha de mesocarpo de babaçu, atualmente comercializada no mercado nacional, a COOPAESP também trabalha com o manejo florestal e comercialização da folha do jaborandi destinado à indústria farmacêutica.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

deixe seu comentário