Agroecologia anima agricultores familiares no assentamento Sincorá em Bacabal/MA

A agroecologia chegou ao Projeto de Assentamento (PA) Sincorá em Bacabal/MA por meio dos Sistemas Agroflorestais (SAF’s) e deu novo ânimo à agricultura familiar. Quem diz estar muito satisfeito com a introdução de SAF em sua área é o agricultor familiar José Ribamar Matos.

“Quando nos foi apresentado o SAF, ficamos meio desconfiados. Era tudo muito novo e no início não entendíamos muito bem como plantava, mas aí contamos com a assistência técnica”, lembra ele.

A novidade, que antes gerou muita desconfiança nas comunidades que tem economia baseada no plantio de mandioca e arroz, atualmente é estímulo a mais para produzir. “Eu planto caju, manga, banana, murici, mogno, pau d’árco, Ipê, jatobá, açaí e castanha. Estou muito feliz porque a gente não conhecia e hoje estamos desenvolvendo estas novas culturas”, comemora o agricultor familiar.

A introdução de SAF’s, que envolveu a distribuição de mudas e assistência técnica em área de assentamento em Bacabal,foi incentivada pela Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA) em parceria com a Associação Vencer Juntos em Economia Solidária (Avesol) e contou com o apoio do BNDES, por meio do Fundo Amazônia.

Com a diversificação da produção, o agricultor diz acreditar que as novas culturas ajudarão a aumentar a renda e com isso minimizar algum prejuízo que possa ocorrer com a roça do arroz.   

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

deixe seu comentário